Emitimos Certificado Digital para você e sua empresa com maior rapidez e conforto – Emissor autorizado tecnologia VALID

26 março 2024

MTVA Contábil

Você consegue gerenciar conflitos no ambiente de trabalho?

Administrar conflitos no ambiente de trabalho é uma tarefa bem mais difícil do que parece e nem todo mundo consegue fazer com maestria. Afinal, um conflito pode surgir a partir de várias possibilidades diferentes, o que torna complicado contornar a situação, ainda mais quando não se está por dentro do ocorrido.

Muitas vezes, um conflito nasce a partir de algo considerado pequeno, ou sem importância, mas que a longo prazo, vira uma bola de neve. Isso gera graves consequências para todos, podendo impactar um grande número de colaboradores, e a empresa será a principal afetada diante de um desentendimento, sendo quem mais perde.

É papel da gestão buscar meios de resolver, seja um conflito entre os integrantes do próprio time ou até mesmo um conflito de um colaborador com o gestor. No entanto, para que isso seja possível, antes de tudo é necessário entender quais foram as causas desse conflito e como surgiu, pois obviamente não foi “do nada”.

Depois de entender o que motivou a confusão, o ideal é que o gestor saiba quem são os envolvidos e ouça os lados, com o objetivo de fornecer um parecer justo sobre o ocorrido. Em algumas situações, a resolução é mais fácil e pacífica, em outros, mais sérios, pode ser que não seja tão tranquilo quanto desejado.

Em ambos os cenários é fundamental manter a neutralidade e a transparência, tentando compreender a situação a fundo, sem procurar ou apontar culpados. Os colaboradores devem ver que a situação em questão poderia ter sido tratada de outra forma, sem que fosse necessário brigas ou desentendimentos.

Aliado a isso, o gestor deve fazer propostas que funcionem para ambos, buscando chegar em um acordo em que todas as partes estejam satisfeitas. Com certeza essa atitude ajudará a evitar que conflitos parecidos aconteçam de novo, o que é extremamente válido em um ambiente de trabalho.

Vale destacar que em momentos assim, é essencial chegar a um consenso, pois é o que fará com que os envolvidos saiam desse conflito melhores e vejam a situação com um aprendizado, se sentindo novamente motivados para continuar no trabalho e engajados em entregar performances cada vez melhores.

E quando falamos sobre metas? Quantas vezes não nos frustramos por uma expectativa não atendida? Sim, daí pode gerar outro tipo de conflito. “Eu esperava determinada coisa.” “Você disse que…” “Mas eu quis dizer outra coisa”. Pois é, temos que ser o mais claro e específico possível para gerar a menor possibilidade de confusão.

Todos precisam trabalhar com clareza de direção e alinhados em relação ao resultado que precisam alcançar enquanto indivíduos e enquanto time. Devemos evitar ao máximo metas qualitativas, pois são as que têm potencial para gerar mais conflitos pela diferença de expectativas dentro da sua equipe ou com a própria liderança.

Neste contexto, a gestão deve sempre prezar pela paz e zelar pela criação de um ambiente de trabalho seguro, onde cada um se sinta à vontade para ter trocas e falar quando algo incomoda, sem haver a necessidade de conflitos. Assim, é viável que o convívio seja mais agradável e a equipe se entenda melhor.

Por Pedro Signorelli é um dos maiores especialistas do Brasil em gestão, com ênfase em OKRs. 


Fonte: Jornal Contábil

Voltar para notícias

Fechar

Política de Cookies

Seção 1 - O que faremos com esta informação?

Esta Política de Cookies explica o que são cookies e como os usamos. Você deve ler esta política para entender o que são cookies, como os usamos, os tipos de cookies que usamos, ou seja, as informações que coletamos usando cookies e como essas informações são usadas e como controlar as preferências de cookies. Para mais informações sobre como usamos, armazenamos e mantemos seus dados pessoais seguros, consulte nossa Política de Privacidade. Você pode, a qualquer momento, alterar ou retirar seu consentimento da Declaração de Cookies em nosso site.Saiba mais sobre quem somos, como você pode entrar em contato conosco e como processamos dados pessoais em nossa Política de Privacidade. Seu consentimento se aplica aos seguintes domínios: palmiericonsultoria.com.br

Seção 2 - Coleta de dados

Coletamos os dados do usuário conforme ele nos fornece, de forma direta ou indireta, no acesso e uso dos sites, aplicativos e serviços prestados. Utilizamos Cookies e identificadores anônimos para controle de audiência, navegação, segurança e publicidade, sendo que o usuário concorda com essa utilização ao aceitar essa Política de Privacidade.

Seção 3 - Consentimento

Como vocês obtêm meu consentimento? Quando você fornece informações pessoais como nome, telefone e endereço, para completar: uma solicitação, enviar formulário de contato, cadastrar em nossos sistemas ou procurar um contador. Após a realização de ações entendemos que você está de acordo com a coleta de dados para serem utilizados pela nossa empresa. Se pedimos por suas informações pessoais por uma razão secundária, como marketing, vamos lhe pedir diretamente por seu consentimento, ou lhe fornecer a oportunidade de dizer não. E caso você queira retirar seu consentimento, como proceder? Se após você nos fornecer seus dados, você mudar de ideia, você pode retirar o seu consentimento para que possamos entrar em contato, para a coleção de dados contínua, uso ou divulgação de suas informações, a qualquer momento, entrando em contato conosco.

Seção 4 - Divulgação

Podemos divulgar suas informações pessoais caso sejamos obrigados pela lei para fazê-lo ou se você violar nossos Termos de Serviço.

Seção 5 - Serviços de terceiros

No geral, os fornecedores terceirizados usados por nós irão apenas coletar, usar e divulgar suas informações na medida do necessário para permitir que eles realizem os serviços que eles nos fornecem. Entretanto, certos fornecedores de serviços terceirizados, tais como gateways de pagamento e outros processadores de transação de pagamento, têm suas próprias políticas de privacidade com respeito à informação que somos obrigados a fornecer para eles de suas transações relacionadas com compras. Para esses fornecedores, recomendamos que você leia suas políticas de privacidade para que você possa entender a maneira na qual suas informações pessoais serão usadas por esses fornecedores. Em particular, lembre-se que certos fornecedores podem ser localizados em ou possuir instalações que são localizadas em jurisdições diferentes que você ou nós. Assim, se você quer continuar com uma transação que envolve os serviços de um fornecedor de serviço terceirizado, então suas informações podem tornar-se sujeitas às leis da(s) jurisdição(ões) nas quais o fornecedor de serviço ou suas instalações estão localizados. Como um exemplo, se você está localizado no Canadá e sua transação é processada por um gateway de pagamento localizado nos Estados Unidos, então suas informações pessoais usadas para completar aquela transação podem estar sujeitas a divulgação sob a legislação dos Estados Unidos, incluindo o Ato Patriota. Uma vez que você deixe o site da nossa loja ou seja redirecionado para um aplicativo ou site de terceiros, você não será mais regido por essa Política de Privacidade ou pelos Termos de Serviço do nosso site. Quando você clica em links em nosso site, eles podem lhe direcionar para fora do mesmo. Não somos responsáveis pelas práticas de privacidade de outros sites e lhe incentivamos a ler as declarações de privacidade deles.

Seção 6 - Segurança

Para proteger suas informações pessoais, tomamos precauções razoáveis e seguimos as melhores práticas da indústria para nos certificar que elas não serão perdidas inadequadamente, usurpadas, acessadas, divulgadas, alteradas ou destruídas.

Seção 7 - Alterações para essa política de privacidade

Reservamos o direito de modificar essa política de privacidade a qualquer momento, então por favor, revise-a com frequência. Alterações e esclarecimentos vão surtir efeito imediatamente após sua publicação no site. Se fizermos alterações de materiais para essa política, iremos notificá-lo aqui que eles foram atualizados, para que você tenha ciência sobre quais informações coletamos, como as usamos, e sob que circunstâncias, se alguma, usamos e/ou divulgamos elas. Se nosso site for adquirido ou fundido com outra empresa, suas informações podem ser transferidas para os novos proprietários para que possamos continuar a vender produtos e serviços para você